ECONOMIA

Jornada de Marketing Digital reúne mais de 450 participantes e destaca tendências para negócios

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 18-08-2025 às 09:54hrs
A programação do evento promovido pelo Sebrae/MT trouxe palestrantes de renome nacional e internacional e abordou pontos como ética, reputação, estratégias, ferramentas e conteúdo
Jornada de Marketing Digital reúne mais de 450 participantes e destaca tendências para negócios

Com dicas práticas de posicionamento, métricas e estratégias, a quinta edição da Jornada de Marketing Digital, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), reuniu mais de 450 empresários e profissionais do setor, com o objetivo de apresentar as principais tendências atuais aplicáveis aos negócios.

O encontro foi realizado nesta quinta-feira (14.08), no Goiabeiras Shopping, e contou com a presença de quatro profissionais de atuação nacional e internacional na área do marketing digital. Ao todo, foram cinco horas de explicação de conteúdos sobre ética, reputação, estratégias, ferramentas e conteúdo.

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento do empreendedorismo. “O marketing digital não tem fronteiras. Com conhecimento e conexões certas, ele se transforma em uma poderosa ferramenta de transformação social, capaz de gerar impacto positivo nos territórios, comunidades, famílias e pequenos negócios. O Sebrae é um grande parceiro nessa jornada”, comenta Schelini.

A palestrante Jandaraci Araujo durante a Jornada de Marketing Digital, edição 2025

Com atuação destacada na agenda ESG e em governança climática, a administradora Jandaraci Araujo falou sobre propósito e reputação. Ela ressaltou que os clientes estão atentos às políticas e práticas sustentáveis adotadas pelas empresas, bem como a qualidade nos produtos. “É preciso refletir sobre qual propósito a empresa defende, pois isso constrói todo o legado”, afirmou.

Liderança e resultados

A segunda palestrante do evento foi a executiva global Dafna Blaschkauer, que ressaltou que o sucesso em liderar pessoas começa pela autoliderança. Formada pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), ela acumula mais de 25 anos de experiência em posições de liderança, com passagens por empresas multinacionais como Nike, Apple e Microsoft.

A palestrante Dafna Blaschkauer falou sobre liderança e performance

“A gente primeiro precisa aprender a se autoliderar. Depois vem a segunda dimensão da liderança, que é liderar pessoas”. Dafna acrescentou que “a garra profissional contempla três características importantes: a paixão, que garante consistência; a perseverança, que impede o profissional de desistir de seus sonhos; e a esperança, que é a visão de um futuro melhor”.

A especialista em marketing estratégico e digital, Camila Renaux, fez a terceira abordagem do evento e trouxe insights sobre uso de ferramentas como a Inteligência Artificial no aprimoramento da presença dos empreendimentos no universo digital e na conquista de bons resultados.

“Esse tema é um desafio, porque a gente falar de números e indicadores e parece que não estamos a favor do marketing criativo, mas a verdade é que a principal criatividade está nos dados. As métricas são importantes para a análise dos empresários. A gente olha os indicadores como último passo, mas na verdade, os dados estão no centro dessa estratégia”.

A especialista em marketing estratégico e digital, Camila Renaux

A programação previa ainda uma quarta palestra, com o especialista João Branco, que não pôde comparecer devido a problemas logísticos. O Sebrae/MT informa que uma nova data será anunciada para a realização da apresentação.

Aprendizado

Uma das participantes da Jornada de Marketing, a empreendedora Débora Marques contou que está há pouco mais de um ano atuando no ramo de confecções. Para ela, o volume de ferramentas e informações é o maior desafio.

“Às vezes, me sinto perdida por não saber o que priorizar. Todos os dias têm novidade surgindo, então precisamos sempre nos capacitar. Gostei muito do evento, pois abriu a nossa visão para muitas coisas”, avaliou.

Quem também aprovou a experiência na qualificação foi o analista de marketing e design gráfico, Davi de Oliveira de Freitas Souza. “Tive acesso a muitas informações importantes e que são aplicáveis na minha área de atuação”.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais