SAÚDE

Hospital Central de Mato Grosso será inaugurado em 19 de dezembro

Por Secom Gov.MT
Publicado em 09-12-2025 às 09:58hrs
A previsão é de que o hospital comece a operar — com consultas, exames e cirurgias — a partir de janeiro de 2026.

O governo de Mato Grosso confirmou nesta sexta-feira (7) que a cerimônia de inauguração do Hospital Central acontecerá no dia 19 de dezembro de 2025. O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) em suas redes sociais.

A unidade, localizada no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, volta-se a ser entregue depois de 34 anos de paralisação da obra — agora totalmente concluída e em fase final de montagem de equipamentos, será dedicada às demandas de alta complexidade em saúde e recebe investimentos de R$ 215,3 milhões em obras.

A administração do hospital ficará sob responsabilidade da Hospital Albert Einstein, considerada referência nacional em saúde. A expectativa é que o hospital ofereça atendimento gratuito e de alta qualidade, com infraestrutura moderna e capacidade para receber pacientes de todo o estado.

Após a inauguração, o prédio será aberto para visitas guiadas da população e representantes de diferentes setores. A previsão é de que o hospital comece a operar — com consultas, exames e cirurgias — a partir de janeiro de 2026.

Estrutura e capacidade

A unidade conta com uma área construída de 32 mil m², ampliada em 23 mil m². Terá 287 leitos, sendo: 60 de Terapia Intensiva (UTI), 36 de Cuidados Intermediários e 191 de enfermaria. A estimativa anual é de 32 mil consultas médicas, 80 mil exames e 6.500 cirurgias.

No início, serão oferecidas especialidades como cirurgia geral, digestiva, vascular, urologia, ginecologia, neurocirurgia, cardiologia, pediatria, entre outras.

A entrega do Hospital Central representa um marco para a saúde pública no estado, preenchendo uma lacuna histórica e oferecendo à população acesso a serviços de média e alta complexidade com estrutura referência. 

Histórico

A obra do Hospital Central foi lançada em 1984. O objetivo era proporcionar um atendimento de referência em alta complexidade nas especialidades de traumatologia e ortopedia, além de urgência e emergência de trauma. Contudo, a obra foi paralisada três anos depois, em 1987. Veja o vídeo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Em novembro de 2019, o Governo do Estado apresentou um novo projeto para a estrutura do Hospital Central e lançou o edital seguido dos trâmites licitatórios. A assinatura do contrato para o início das obras ocorreu em outubro de 2020 e, desde então, as equipes trabalham para a entrega da unidade de saúde à população mato-grossense.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais