
O O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio foi selecionado para participar devido a sua qualidade artística e por representar a pluralidade da cultura brasileira, compondo seu repertório com quadros alusivos às regiões: Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e o Centro Oeste. Este ano, levará um novo repertório, além de novos figurinos e coreografias inéditas.
A turnê será realizada no período de 12 de junho a 08 de julho, nos países da França e Bélgica, com o apoio do Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura e também de empresas mantenedoras do trabalho do grupo.
O espetáculo a ser mostrado na Europa, mostrará a diversidade cultural, como a dança do Boi Bumbá, a manifestação oriunda do Norte, O Frevo, a expressão do Nordeste, o Samba da região Sudeste, considerado uma das principais manifestações da cultura do país, pela região Centro Oeste, o tradicional Siriri, a dança típica mato-grossense que reflete o multiculturismo, além do frenético lambadão e o animado Rasqueado Cuiabano.
“Nesta turnê, o espetáculo reserva surpresas com as coreografias e figurinos com muitas cores, beleza e alegria. Um dos quadros com o samba tropical brasileiro, foi preparado pelo renomado coreógrafo do Rio de Janeiro, Altamiro Barcelos (Miro), que acompanhará o grupo pelos países Europeus”, frisou o diretor artístico do grupo, Avinner Silva, informando que nos palcos dos festivais, o grupo fará apresentações com 10, 20, 35, 40 e até de 90 minutos.
A presidente do grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor da Silva, lembra que, o grupo com 31 anos de existência, e que nasceu no quintal de sua casa, despontou, levando a cultura regional para outros estados e países. Com o espetáculo ‘Mato Grosso Dançando o Brasil’ o grupo conquistou quatro prêmios mundiais em Festivais Internacionais de Arte e Cultura Popular, realizados na Turquia, Polônia, Bulgária e Coréia do Sul. “Nossa luta é pela preservação da cultura popular, especialmente o nosso Siriri que encanta todos os públicos por onde passamos” disse a fundadora do grupo.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!