POLITICA

Deputado de MT apresenta PEC que permite a qualquer cidadão pedir impeachment de ministros do STF

Por Da Redação Únicanews
Publicado em 07-12-2025 às 09:54hrs
A proposta reage à decisão de Gilmar Mendes, que “desfigurado” o modelo constitucional

O deputado federal José Medeiros (PL) apresentou, na Câmara dos Deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca restabelecer os requisitos originais previstos na Constituição e devolver a qualquer cidadão o direito de apresentar pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A iniciativa confronta a decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes, proferida nas ADPFs 1.259 e 1.260, que, segundo Medeiros, “desfigurou” o modelo constitucional ao alterar critérios de admissibilidade, prazos, legitimidades e quóruns relacionados a processos de impedimento. No entendimento do decano do STF, somente a Procuradoria-Geral da República (PGR) teria legitimidade para apresentar denúncias por crimes de responsabilidade contra integrantes da Corte.

A decisão foi duramente criticada por Medeiros, que acusa o STF de ultrapassar seus limites constitucionais ao interferir em atribuições que cabem exclusivamente ao Poder Legislativo.

“Essa decisão monocrática redesenhou critérios, quóruns e legitimidades referentes à abertura de processos de impeachment de autoridades, sem respaldo na Constituição. Trata-se de interferência direta em competências exclusivas do Senado Federal, cuja admissibilidade de denúncia sempre esteve sob controle político-parlamentar, e não sob filtragem judicial”, afirmou o deputado.

Segundo ele, a PEC pretende resgatar uma prerrogativa histórica que, na prática, teria sido restringida pelo entendimento do Supremo.

“Essa PEC busca recompor o equilíbrio institucional estabelecido pela Constituição de 1988, preservando a autonomia do Senado para conduzir os processos por crime de responsabilidade, restabelecendo a legitimidade ativa ampla e a observância do rito político-institucional previsto em lei”, justificou Medeiros.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais