EDUCAÇÃO

Cuiabá será sede, na Região Centro Oeste, do ciclo de seminários que irá debater a escola em tempo integral

Por Sicom PMC
Publicado em 02-08-2023 às 08:47hrs
Projeto do Governo Federal já é realidade em Cuiabá desde 2017

Cuiabá será a sede na Região Centro Oeste, do Ciclo de seminários do Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral, que acontecerá nos dias 3 e 4 de agosto, no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento é uma iniciativa do governo federal com o intuito de elaborar os princípios orientadores para a Educação Integral em Tempo Integral por etapa e modalidade da educação básica.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, disse que trazer a Escola de Tempo Integral para o centro dos debates é de extrema importância para a reconstrução de uma agenda em Educação Integral. Ela destacou a experiência de Cuiabá onde dez unidades já atuam nesse modelo assim como a Educação Infantil com atendimento integral para crianças da 1ª Infância, na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, em unidades de Creches, Centros Educacionais Infantis Cuiabanos (CEIC), nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) que atendem o Jardins Integral). “Cuiabá foi referência em 2008, quando implantou atividades pedagógicas, culturais e esportivas no contraturno escolar, no Programa Mais Educação, construído na perspectiva da Educação Integral.  Fortalecer a Educação Integral, é uma estratégia fundamental para que possamos cumprir a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) que estabelece como objetivo, oferecer educação em tempo integral em no mínimo 50% das escolas públicas, de modo que atenda pelo menos 25% dos estudantes da educação básica”, salientou.

Programação

Durante o evento, que acontecerá de forma regionalizada, nas modalidades presencial e híbrida,  com transmissão ao vivo nos canais oficiais do Ministério da Educação, a coordenadora de Programas e Projetos da Coordenadoria Técnica de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins  participará do painel Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais, que acontecerá no dia 4, das 9h às 12h.

Marcela Rezende vai falar sobre a experiência da rede pública municipal de educação na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof.ª Francisca Figueiredo Martins, a primeira unidade da rede a implantar o modelo de tempo integral em 2018 e, nas outras dez unidades que hoje funcionam dessa forma.

Com uma base diversificada, integrada ao currículo formal, a EMEB Profª Francisca Figueiredo Martins atende 438 estudantes, que permanecem na unidade 10h diárias. As demais unidades atendem 2.000 estudantes por semana, com rodízio nas atividades culturais, lúdicas e esportivas no contraturno escolar, com direito a alimentação, auxilio de monitores e material pedagógico, financiado por recursos próprios do Município.

Serviço

Seminários Regionais

Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral

Dia 01/08

Hora: 19h

Conferência de abertura (virtual pelo canal do Ministério da Educação no YouTube)

Dias 03 e 04/08

Região Centro-Oeste – Cuiabá

Dias 23 e 24/08

Região Norte – Belém

Dias 13 e 14/09

Região Nordeste – Recife

Dias 27 e 28/09

Região Sul – Porto Alegre

Dias 04 e 05/10

Região Sudeste – Diadema – SP

Dia 09/10

Hora: 19h

Conferência de encerramento (virtual pelo canal do Ministério da Educação no YouTube)

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais