A previsão do tempo acertou e Cuiabá foi a cidade mais quente do país nesta terça-feira (02), com os termômetros marcando 41.1°C e a umidade relativa do ar em 27.0%. O registro dos dados foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no boletim meteorológico desta tarde.
Esta é a sétima vez em menos de um mês que a Capital, carinhosamente apelidada de “Cuiabrasa”, ocupa o cargo de cidade mais quente do país. Somente em agosto, o município registrou seis vezes as maiores temperaturas do Brasil.
A temperatura deve continuar subindo e pode ficar acima da média histórica, com elevações de 3°C a 5°C, durante todo o mês de setembro. Além disso, Cuiabá deve estar entre as cidades mais quentes do país novamente no sábado, com previsão de 43 graus.
Confira a previsão do tempo
Assim como a noite de terça-feira, na quarta (04) o céu deve amanhecer sem nuvens e permanecer assim durante todo o dia. A temperatura deve variar entre 24 e 41 graus, com a umidade de no máximo 35%.
Na quinta-feira (05), haverá um pequeno alívio na temperatura e os termômetros devem marcar no máximo 39°C. Apesar do forte sol, algumas nuvens cobrem o céu, trazendo sombra e fresco. A umidade do ar também tem uma alta e poderá chegar a 50%, com ventos de até 12 km/h.
Sexta-feira (06) a umidade do ar continua subindo, mas o calor não dá trégua e a temperatura volta a subir, marcando 40 graus. Sem chance de chuva, a mínima fica em 22 graus com ventos de apenas 5km/h.
Encerrando a semana, sábado (07) será um dia ensolarado e sem nuvens. A previsão aponta mínima de 21°C com máxima de até 43°C . Durante o dia, a umidade do ar deve atingir no máximo 43%, com ventos de até 10km/h. A noite, o tempo continua aberto e sem nuvens.
A baixa umidade pode desencadear doenças pulmonares, dores de cabeça, entre outras complicações. O Inmet orienta: beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Há também alerta vermelho para gripes e resfriados, além de incidência extrema de Raio UV. A indicação é de que o tempo de sol sem protetor solar não ultrapasse 5 minutos.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!