
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu na segunda-feira (10) o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, concedido pela Comissão Nacional de Validação (CNV), do Ministério da Saúde. A certificação reconhece o compromisso do município com políticas públicas de prevenção, diagnóstico e cuidado integral voltadas à saúde materno-infantil, consolidando Cuiabá como referência em boas práticas de assistência.
De acordo com o parecer da CNV, o município atendeu a todos os critérios mínimos estabelecidos pelo Guia para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis e/ou Hepatite B. O reconhecimento reforça os avanços da capital nas ações de vigilância, acompanhamento das gestantes e fortalecimento da rede de atenção básica e hospitalar.
“Essa conquista é resultado de um trabalho contínuo, construído com o esforço de muitos profissionais que se dedicam todos os dias a garantir um cuidado mais seguro e humanizado às mães e aos bebês cuiabanos. É um reconhecimento que reforça o compromisso da gestão com a qualidade da assistência”, destacou a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona.
Além da certificação, a Prefeitura de Cuiabá segue avançando no plano de modernização e qualificação dos serviços de urgência e emergência. Na última quarta-feira (5), equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma visita técnica às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Verdão e Morada do Ouro, para planejar reformas estruturais e alinhar ações voltadas à implantação do Selo de Qualidade da Assistência, iniciativa inédita entre as UPAs de Mato Grosso.
As visitas foram conduzidas pelo secretário-adjunto da Atenção Secundária, Odair Mendonça da Silva, acompanhado de equipes técnicas e do engenheiro responsável pela empresa contratada para executar os reparos e adequações. As obras começam no dia 12 de novembro e incluem reforma completa dos telhados, pintura geral, adequação dos boxes de emergência, adaptação de torneiras e reforma dos banheiros.
Segundo Odair Mendonça, as intervenções têm como objetivo oferecer mais conforto, segurança e agilidade no atendimento aos usuários. “Estamos promovendo uma reorganização total dos fluxos e protocolos nas UPAs, adequando as estruturas físicas e os processos de trabalho para alcançar um novo patamar de excelência na assistência”, destacou.
As melhorias fazem parte de um plano estratégico que inclui diagnóstico situacional, padronização de rotinas e fluxos assistenciais, atualização do regimento interno e criação de comissões locais de qualidade. Também estão previstas ações de educação permanente e implantação de protocolos de segurança do paciente, com apoio de instituições de ensino, como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!