O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta segunda-feira (19.08) um alerta de grande perigo para Cuiabá e outros 49 municípios de Mato Grosso. O alerta acontece em razão da baixa umidade do ar, que ficará abaixo dos 12% nos próximos dias, comparável ao clima de deserto. A orientação para a população é beber muita água e evitar exercícios físicos ao ar livre.
Com o tempo tão hostil, o Inmet também recomenda que a população evite o consumo de bebidas diuréticas, como álcool e café e mantenha a casa umidificada. o Além de Cuiabá, o alerta abrange municípios do Centro-Sul Mato-grossense, Nordeste Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense, e Norte Mato-grossense.
Quando a umidade relativa do ar está nesse nível, o ambiente tem pouca água disponível no ar, o que pode causar desconforto e problemas de saúde, como ressecamento das mucosas (nariz, garganta, olhos), desidratação, e aumento no risco de doenças respiratórias.
Além da baixa umidade, a capital continua enfrentando uma forte onda de calor, com previsão de que as temperaturas possam atingir um novo recorde de 42°C nos próximos dias.
Neste final de semana, Cuiabá bateu o recorde de calor para 2024 por dois dias consecutivos. Na tarde do sábado, 17 de agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,8°C de temperatura máxima. A tarde do domingo foi mais quente com calor de 42,0°C, mas este valor é preliminar e ainda será confirmado nesta segunda-feira.
O recorde anterior de maior temperatura em 2024 era de 41,0°C, em 15 de agosto. Durante a onda de calor de agosto de 2023, a temperatura em Cuiabá igualou ou superou a marca dos 40°C cinco vezes e a maior temperatura foi de 41,8°C.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!