ECONOMIA

Cuiabá prorroga pagamento do IPTU 2021

Por Leiagora
Publicado em 20-04-2021 às 00:36hrs
Em razão dos efeitos econômicos decorrentes da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Cuiabá prorrogou o prazo para pagamento em cota única com desconto condicionado de 10% do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), referente ao exercício de 2021, para o dia 16 de agosto deste ano.
Cuiabá prorroga pagamento do IPTU 2021 MAIS TEMPO PARA PAGAR IPTU EM CUIABÁ


A medida está prevista no Decreto 8391/2021, que será publicada em edição da Gazeta Municipal. O contribuinte do IPTU 2021 que não efetuou o pagamento do imposto poderá optar pelo pagamento dividido em 4 parcelas fixas e consecutivas, sem qualquer desconto. A opção pelo reparcelamento deverá ser realizada até o 9 de julho deste ano.

Ao optar pelo reparcelamento, a prefeitura pede atenção quanto às novas datas de vencimentos das parcelas. São elas: parcela 1 para o dia 16/08/2021; parcela 2 para 16/09/2021; parcela 3 para 15/10/2021; e parcela 4 para o dia 12/11/2021.

No caso do contribuinte que que já tenha realizado o pagamento de alguma parcela do IPTU 2021, poderá optar pelo reparcelamento do saldo devedor remanescente correspondente ao valor principal das parcelas não adimplidas, sem juros e sem multas.

Ou, ainda, optar pelo pagamento em cota única com o respectivo desconto, no prazo de vencimento da primeira parcela, devendo solicitar, mediante procedimento simplificado, até o dia 9 de julho, a compensação das parcelas eventualmente pagas.

“Por ocasião da solicitação de compensação de que trata o inciso II, do § 2º deste artigo, deverão ser apresentados o documento de identidade do titular do imóvel e do seu representante legal, se for o caso, e os comprovantes originais de pagamento das parcelas de IPTU a serem compensadas”, diz trecho do documento.

Já no caso do contribuinte que não optar pelo reparcelamento ou o pagamento em cota única, serão mantidas as datas de vencimento das parcelas do IPTU 2021 estipuladas no Decreto nº 8.285, de 18 de dezembro de 2020.

A Prefeitura de Cuiabá ressalta ainda que, não será enviado novo carnê do IPTU 2021 pela prorrogação de vencimento do imposto, sendo de responsabilidade do contribuinte fazer a emissão das cotas através do Portal de Serviços da Prefeitura de Cuiabá, neste link.

Para a prorrogação do prazo de vencimento da cota única ou para o reparcelamento do imposto previsto neste Decreto, o contribuinte ou seu representante legal deverá providenciar a adesão ao pagamento total do imposto ou ao reparcelamento e emitir as novas guias de IPTU através do site da Prefeitura de Cuiabá e realizar o pagamento das guias até o respectivo vencimento. Ao contribuinte que, não concordando com o valor do IPTU lançado no presente exercício, impugnar o lançamento realizado até o dia 30 de julho de 2021.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais