SAÚDE

Cuiabá intensifica vacinação contra o sarampo e orienta população sobre a dose zero

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 01-09-2025 às 10:05hrs
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é a principal ferramenta de prevenção contra o sarampo e orienta todos os cuidadores e trabalhadores expostos a público a manterem suas doses em dia.
Cuiabá intensifica vacinação contra o sarampo e orienta população sobre a dose zero

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá reforça a importância da vacinação contra o sarampo e orienta a população sobre a realização da dose zero, destinada a crianças de 6 a 11 meses de idade, como medida preventiva diante da circulação da doença em países vizinhos e em outras regiões do Brasil.

Público-alvo da dose zero
•    6 a 8 meses e 29 dias: vacina dupla viral aplicada nas seguintes unidades: USF Jardim Imperial, USF Despraiado, USF Parque Ohara, USF Pedra 90 1 e 2, Clínica da Família.
•    9 a 11 meses e 29 dias: vacina tríplice viral, disponível em todas as unidades de saúde do município.

Intensificação da vacinação

Além da dose zero, a SMS orienta, para quem não tomou nenhuma dose ou não tem certeza:
•    Pessoas de 1 a 29 anos: devem receber 2 doses da vacina tríplice viral ou tetra viral.
•    Pessoas de 30 a 59 anos: devem receber 1 dose da vacina tríplice viral ou tetra viral.

A orientação é especialmente voltada para trabalhadores que lidam diretamente com o público, como atendentes, motoristas de transporte coletivo (interestadual e intermunicipal), motoristas de aplicativo e táxi, pilotos, comissários de bordo, funcionários de aeroportos e rodoviárias, profissionais do setor turístico, trabalhadores de unidades de saúde, colaboradores de albergues de imigrantes e centros de eventos, entre outros que atuam em áreas com alto contato com pessoas de diferentes origens.

Embora Cuiabá ainda não tenha registrado casos confirmados de sarampo em 2025, a baixa cobertura vacinal preocupa: a 1ª dose para crianças de 1 ano alcança 80,27%, enquanto a 2ª dose para crianças de 1 a 3 anos está em 56,07%, índices abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde.

Dados internacionais e nacionais reforçam a importância da prevenção: na Bolívia, país vizinho, já foram registrados 274 casos confirmados de sarampo. No Brasil, foram contabilizados 23 casos confirmados, mas nenhum em Mato Grosso até o momento.
A secretária adjunta de Atenção Primária de Cuiabá, Catarina Célia de Araújo Amorim, destacou a relevância da vacinação como medida preventiva.

“Mesmo sem casos confirmados em Cuiabá, é fundamental que os pais mantenham a vacinação em dia. A dose zero e as demais doses da tríplice ou tetra viral protegem as crianças e ajudam a evitar a entrada e a propagação da doença no município. Estamos atentos à situação nos países vizinhos, como a Bolívia, e reforçamos que a prevenção é a melhor forma de garantir a segurança da população”, alertou.

Recomendações à população

•    Procure a UBS mais próxima para atualizar a vacinação das crianças e adultos.
•    Pessoas com sintomas suspeitos, como febre, manchas avermelhadas na pele, tosse, coriza ou conjuntivite, devem buscar atendimento médico imediatamente e evitar contato com outras pessoas.
•    Quem tiver contato com turistas ou viajar para áreas com casos suspeitos ou confirmados deve se vacinar com pelo menos 15 dias de antecedência.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais