A previsão do tempo acertou e Cuiabá registrou foi a cidade mais quente do país durante a tarde neste domingo (18). A famosa "Cuiabrasa" marcou 42ºC de temperatura máxima (às 17h), enquanto a umidade do ar baixou para alarmantes 8% (às 16h), pior que umidade registrada em desertos.
A temperatura de hoje bateu o recorde de calor em Cuiabá deste ano, que foi registrado apenas três dias atrás, na quinta-feira (15), quando a capital marcou 41ºC. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Cuiabá está sob alerta de perigo potencial para a saúde devido à baixíssima umidade do ar. O alerta do Inmet está ativo há semanas e não tem previsão de melhora. Com as altas temperaturas, a consequência são incêndios florestais e urbanos por todo o território, piorando ainda mais as condições de saúde.
PREVISÃO
A semana na capital não será muito diferente do fim de semana. Para segunda-feira (19), a máxima deve chegar a 42ºC e a umidade do ar pode chegar a apenas 11%.
Na terça-feira (20), mais uma vez a previsão é de 42ºC e umidade do ar em 10%. O mesmo é previsto para quarta e quinta-feira (21 e 22).
Na sexta-feira deve haver leve alívio, com a temperatura máxima chegando a 38ºC e a umidade relativa do ar deve ter mínima de 28%.
CUIDADOS COM A SAÚDE
Com o sol forte, altas temperaturas e a baixa umidade, a recomendação à população é beber bastante água, usar roupas e calçados leves, bem como o uso de protetor solar, bonés e/ou sombrinhas. Além disso, caminhadas longas e exercícios ao ar livre devem ser evitadas entre as 9h e 16h30h.
Em casa, a recomendação é evitar banhos quentes, bebidas diuréticas como café, chás e cerveja, além de deixar os ambientes sempre arejados e umidificados, seja com o uso de umidificadores de ar ou uma toalha molhada.
Inmet
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!