GERAL

Cuiabá e Várzea Grande registram quase 70 mil domicílios desocupados

Por Da redação PNBOnline.com
Publicado em 07-09-2024 às 06:35hrs
Em Várzea Grande, foram contabilizados 22.687 imóveis desocupados, enquanto Cuiabá somou 46.977.

Cuiabá e Várzea Grande, os dois maiores municípios de Mato Grosso, registraram quase 70 mil domicílios desocupados em 2022, segundo o levantamento divulgado nesta sexta-feira (06.09) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados fazem parte do “Censo Demográfico 2022: Tipos de domicílios coletivos, improvisados, de uso ocasional e vagos”.

Em Várzea Grande, foram contabilizados 22.687 imóveis desocupados, enquanto Cuiabá somou 46.977. O dado chama atenção em um cenário onde, ao mesmo tempo, a região lida com uma crescente demanda habitacional. Mesmo municípios menores também se destacaram no levantamento, como Arenápolis, com pouco mais de 10 mil habitantes, que registrou 778 domicílios não ocupados.

Além disso, o órgão divulgou números sobre domicílios coletivos no estado. Em Mato Grosso, 18,6 mil pessoas viviam em algum tipo de domicílio coletivo, representando 0,5% da população do estado. O maior número de moradores estava em penitenciárias e centros de detenção, com 8,8 mil pessoas, correspondendo a 47,5% do total de moradores desses locais. 

Na sequência, aparecem os alojamentos, com 6,1 mil moradores (32,7%). Outros tipos, como asilos, clínicas psiquiátricas, hotéis, abrigos e repúblicas assistenciais, apresentaram números mais baixos.

Nacionalmente

O tipo “Penitenciária, centro de detenção e similar” foi o que concentrou a maior parte dos moradores de domicílios coletivos em todas as Unidades da Federação (UF). Na participação por região, o Sudeste tinha 52,0% dos moradores desse tipo de domicílio, uma proporção maior do que tinha na população brasileira, que era de 41,8%. O Nordeste, por sua vez, reunia 26,9% da população brasileira, mas apenas 16,5% dos moradores de penitenciárias.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais