EDUCAÇÃO

Comissão do TCE-MT propõe a inclusão de matéria sobre cidadania e controle social na grade do ensino médio

Por Secom TCE/MT
Publicado em 17-07-2024 às 10:51hrs
A matéria seria oferecida de forma eletiva nas escolas de tempo integral.

A Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresentou à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) proposta de inclusão da disciplina “Cidadania e Controle Social” na grade curricular dos alunos do ensino médio. A matéria seria oferecida de forma eletiva nas escolas de tempo integral.

O presidente da Comissão, conselheiro Antonio Joaquim, destacou o potencial da formação cidadã no fortalecimento da democracia, dentre outros benefícios. “A escola é o local onde plantamos as sementes do conhecimento, ética e responsabilidade social. A disciplina de Cidadania e Controle Social ajudará nossos jovens a compreenderem os mecanismos da administração pública e os instrumentos de controle social, tornando-os cidadãos críticos e atuantes”, pontuou. 

A proposta da Copec considera uma lacuna de matérias eletivas sobre o assunto e está fundamentada em uma ação semelhante que vem sendo desenvolvida com sucesso no Ceará, onde, desde 2023, as escolas estaduais contam com o apoio do TCE-CE para ofertarem a disciplina.

Lá, a disciplina é dividida em três partes, incluindo organização e o controle do estado brasileiro; a cidadania, o controle social e as políticas públicas, e o direito ao acesso à informação, à transparência e à participação. O trabalho conta com material pedagógico elaborado pelo TCE-CE e com formação de professores em curso do Tribunal.

Para Antonio Joaquim, em Mato Grosso, a mudança resultará em mais transparência e eficiência nos serviços prestados às suas comunidades. “Este aprendizado é vital para identificar e combater irregularidades, promovendo transparência em todas as esferas de governo”, concluiu o conselheiro.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais