GERAL

Comerciantes e lojistas podem abrir hoje, mas feriado exige atenção às regras

Por Da Redação MTeconomico
Publicado em 19-06-2025 às 09:28hrs
A informação é do setor jurídico da Fecomércio-MT, que reforça que a abertura é facultativa e deve obedecer à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)
Comerciantes e lojistas podem abrir hoje, mas feriado exige atenção às regras

O consumidor pode aproveitar a parada na rotina de hoje (19), feriado de Corpus Christi. Tanto as lojas do comércio de rua, quanto as dos shoppings centers, podem abrir as portas. No entanto, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo em Cuiabá e Várzea Grande devem estar atentos. A informação é do setor jurídico da Fecomércio-MT, que reforça que a abertura é facultativa e deve obedecer às regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A decisão abrange diversos segmentos do comércio de rua e shopping centers, além das atividades em mercados e supermercados, bares e restaurantes. No entanto, para aqueles que optarem pelo funcionamento normal durante o feriado, é essencial observar as obrigações trabalhistas estabelecidas na CCT.

A medida é firmada entre os sindicatos patronais do comércio (empresários) e laboral (trabalhadores) que representam a categoria nos municípios, com mediação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso.

Os trabalhadores escalados para atuar nesta data têm direito à remuneração em dobro pelas horas trabalhadas. Se houver pagamento de comissões, estas devem ser incluídas na base de cálculo da remuneração do feriado, considerando-se a média mensal do colaborador.

Já para supermercados, bares e restaurantes, as regras seguem o mesmo princípio: o trabalho no feriado exige o pagamento em dobro ou a concessão de uma folga compensatória. É responsabilidade do empresário garantir o cumprimento dessas exigências, evitando riscos de passivos trabalhistas.

Enquanto o comércio pode funcionar normalmente, bancos não abrirão durante o feriado de Corpus Christi. Contas com vencimento para o dia 20 poderão ser pagas no dia útil seguinte, sem cobrança de juros, conforme orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Já os órgãos públicos municipais e estaduais também terão expediente suspenso, com exceção dos serviços considerados essenciais, como saúde, segurança pública, fiscalização de trânsito e coleta de lixo.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais