Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Circuito Turístico Pantaneiro levou mais de mil pessoas para 24 horas de festa, cultura e tradição, no distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger. Participaram moradores de sete municípios, sendo eles Cuiabá, Nortelândia, Cáceres, Juscimeira, Rondonópolis, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, na celebração do Divino Espírito Santo promovida pela Família Alencastro, de 13 a 14 de julho.
Segundo a secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Arruda de Morais Costa, iniciativas como essa promovem o turismo regional e de tradição em Mato Grosso.
“O turismo faz questão de apoiar essas iniciativas que promovem a tradição e cultura da região. Foram 24 horas de festa com apresentações de Siriri e Cururu, comidas típicas, exposição de artesanato e gente de diversas cidades de Mato Grosso. As pousadas estavam esgotadas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é uma instituição que apoia diversas práticas em seus respectivos tamanhos desde que promovam o desenvolvimento econômico do Estado”, disse Maria Letícia.
A secretária de Cultura e Turismo do município, Quitéria da Costa, ressaltou como é importante a parceria com Sedec, que, conforme ela, ajuda a promover um resgate na região.
“Esse circuito é uma maneira de gerar emprego e renda para as pessoas da região, promover a gastronomia, a vivência da religiosidade entre as pessoas, mostrar a nobreza que o nosso povo carrega. É de suma importância essa parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo com a Sedec”, explicou a secretária.
O organizador do Circuito Turístico Pantaneiro, Wagner Belmiro Teixeira Silva, conta que as pousadas de Mimoso ficaram lotadas e foi necessário montar um camping para agregar todos os participantes.
“Essa etapa abriga, em especial, essa festa que é centenária aqui em Mimoso. A procura das pousadas foi muito grande e esgotou. Nós estamos conversando com os donos das pousadas para a possibilidade de expandir os quartos, a estrutura, para o ano que vem. Quem não conseguiu vaga está em barracas, também conversamos com moradores, alguns cederão quartos e salas para os visitantes quem vem participar da festa. O que estamos fazendo é para promover o turismo regional para resgatar a cultura regional”, afirmou Wagner.
Este evento faz parte da 3ª etapa do circuito, que ainda terá mais dois fins de semana de programação: de 20 e 21 de julho na Comunidade de Moquém, e de 27 e 28 de julho, em Santo Antônio do Leverger.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!