Uma chuva intensa atingiu a cidade de Poconé, na região do Pantanal mato-grossense, na noite deste sábado (14). Um morador registrou o momento, que trouxe alívio para a população devido às altas temperaturas, e a expectativa é que a chuva ajude a conter parte dos incêndios que vêm devastando a vegetação local. Em Cuiabá, a precipitação beneficiou a umidade relativa do ar, que chegou a 45%.
Apesar de ainda não ter chovido na capital, o efeito da chuva no Pantanal foi sentido, elevando os níveis de umidade do ar. No sábado, a umidade havia caído para um estado crítico, chegando a apenas 15%. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), neste domingo (15), a probabilidade de chuva em Cuiabá é de apenas 5%.
Caso a chuva não se concretize, a previsão para este domingo é de temperaturas elevadas, com mínima de 25°C e máxima de 39°C. E a tendência é que o calor permaneça durante toda a semana, com máximas previstas que podem chegar a 42°C.
O fenômeno da “chuva preta”, que já foi registrado recentemente em cidades do Rio Grande do Sul, também pode ocorrer em Mato Grosso nos próximos dias. A expectativa é resultado da falta de chuva por quase cinco meses, aliada à poluição, queimadas e incêndios florestais. A alta concentração de fuligem na atmosfera pode fazer com que as partículas de água na chuva tragam resíduos para o solo, “limpando” o ambiente.
Mesmo com a chegada da chuva tão aguardada, há preocupação com a sua qualidade e os possíveis efeitos da “chuva preta” para a população.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!