SAÚDE

Campanha de Multivacinação atualiza caderneta e atende crianças, jovens e adultos

Por Sicom PMVG
Publicado em 12-09-2023 às 07:47hrs
A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, iniciou a vacinação de crianças, adolescentes e adultos além da atualização da carteira vacinal.

Apesar do foco da ação nacional ser a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, o município estendeu para adultos e idosos, aproveitando a mobilização e adicionando as vacinas da Covid - Bivalente e gripe. A Vacinação inicia hoje (11), em todas as Unidades Básicas de Saúde e vai até o dia 23 de setembro. 

No próximo sábado (16), será o dia ‘D’ de mobilização e contará com a inauguração da reforma, ampliação e requalificação da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF), Binoca Maria da Costa, no bairro da Manga, grande Cristo Rei.

“Várzea Grande sempre primou pelo zelo e cuidado com a saúde de sua gente, tanto que em meio a pandemia da COVID-19, nosso desempenho foi considerado acima da média nacional e queremos avançar ainda mais e com a decisão do Ministério da Saúde em reforçar a necessidade de imunização para as pessoas pudessem estar protegidas, nós também vamos nos desdobrar para atingir metas”, frisou o prefeito Kalil Baracat sinalizando que saúde pública preventiva evita gastos desnecessários e assegura que as pessoas tenham saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, para crianças e menores de 15 anos de idade serão disponibilizados 17 tipos de vacinas dentro da Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, e para os adultos, o que for necessário na atualização das vacinas, como exemplo a Covid-bivalente e a gripe serão 19 vacinas.

Para se vacinar é só ir a qualquer Unidade Básica de Saúde de Várzea Grande, localizadas nos bairros e no Centro da cidade, levar a caderneta vacinal, que as equipes vão orientar quais as vacinas necessárias, e já deixar tudo planejado para as próximas dadas a vacinar, anotado na carteirinha de cada um.

“O objetivo do Ministério da Saúde, é promover uma grande mobilização nacional, para que as pessoas fiquem protegidas de doenças preveníveis por vacinas. Com a caderneta de vacinação em dia, a gente consegue proteger nossas crianças e adolescentes de várias doenças eliminadas ou controladas em um passado recente, mas que sinalizam voltar, por isso a vacinação é fundamental. E os adultos que levarão as crianças, adolescentes nos postos também poderão verificar sua situação vacinal. Estendemos outras vacinas, para dar oportunidade a nossa população de se vacinar. Pedimos a todos que procurem uma Unidade Básica de Saúde, neste período de mobilização, entre hoje até o dia 23 de setembro, e não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação. São diversas vacinas disponíveis para proteger seus filhos e sua família de doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras. E no sábado (16), teremos a vacinação das 8h às 17h, com todas as Unidades Básicas abertas”, reiterou Gonçalo de Barros.

DIA ‘D’ em Várzea Grande

O Dia “D” de Vacinação e de mobilização, será no Sábado dia 16, como parte de uma estratégia para Várzea Grande, alcançar a meta de público a ser vacinado. A Vacinação inicia às 8h e vai até as 17h, diferente do dia a dia, onde os profissionais param para o almoço, no dia “D” será sem intervalo para o almoço e ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde.

O ato de abertura da mobilização do dia “D”, no sábado (16), acontece durante a entrega da reforma, ampliação e requalificação da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Binoca Maria da Costa, no bairro da Manga, região do Grande Cristo Rei.

A Unidade funcionará no novo modelo de Estratégia Saúde da Família, com os novos critérios de atendimentos, ampliação de serviços e ainda com mais equipes de Saúde da Família.

“Neste dia, pais, avós, tios e tias, poderão se vacinar junto com as crianças e adolescentes, em qualquer unidade básica de saúde. Quem não possui a carteira vacinal, será orientado pelas equipes, e poderão tomar vacinas conforme o diálogo e necessidades de cada um. Então faço o convite para a população várzea-grandense que nesta semana, busquem se vacinar. Todas as nossas unidades estão aptas e prontas para recebê-los. Não deu tempo na semana. Vá ao postinho próximo de sua casa, que no sábado, dia 16, estará aberto te esperando. Vamos também aderir a esta grande mobilização nacional. Vacine-se. Faça a sua parte, que nós da Saúde Pública de Várzea Grande estamos esperando por vocês”, disse o secretário Gonçalo de Barros.

Confira a lista completa de vacinas disponíveis para crianças e adolescentes menores de 15 anos:

- BCG

- Hepatite A

- Hepatite B

- Penta (DTP/Hib/Hep. B)

- Pneumocócica 10-valente

- Vacina Inativada Poliomielite (VIP)

- Vacina Oral Poliomielite (VOP)

- Vacina Rotavírus Humano (VRH)

- Meningocócica C (conjugada)

- Febre amarela

- Tríplice viral

- DTP (tríplice bacteriana)

- Varicela

- HPV quadrivalente

- dT (dupla adulto)

- dTpa (DTP adulto)

- Meningocócica ACWY

Como já citado anteriormente, fora essas 17 vacinas da Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, Várzea Grande aproveitou e adotou outras duas vacinas de campanha que são: a Influenza e COVID-19.

A campanha é nacional e de multivacinação. A mobilização nacional do Governo Federal, como ainda explica Gonçalo de Barros, é pela retomada das altas coberturas vacinais do Brasil. A campanha reforça a segurança dos imunizantes e a importância de manter a carteirinha de vacinação atualizada.

“A iniciativa é mais uma estratégia do Ministério da Saúde para aumentar os índices de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em uma mobilização nacional que une entidades civis, científicas, influenciadores, artistas e instituições ligadas ao tema. A vacinação é o principal caminho para manter o Brasil livre do risco do retorno de doenças já eliminadas, como a poliomielite. Durante e após a pandemia da Covid-19, registrou-se quedas das coberturas vacinais nos últimos anos, nós temos, infelizmente, o risco de reintrodução de doenças que estavam eliminadas no Brasil. Por isso, precisamos proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes. Temos uma responsabilidade fundamental, algo definido no estatuto da criança e do adolescente como um direito. O direito à vacina é o direito à proteção, é o direito à vida que não pode ser negado, e ao adulto e idoso, também vamos reforçar as vacinas necessárias a saúde de todos”, disse o secretário Gonçalo de Barros.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais