
As pesquisas Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) apurados pela Alelo, empresa de benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), aponta alta no valor das transações feitas com cartões de benefícios corporativos (vale-alimentação e vale-refeição) nacionalmente, mesmo com momento de inflação em alta.
Segundo os índices, em abril, houve um aumento de 6,2% no número de transações efetivadas em supermercados em comparação com o mesmo mês de 2024, com alta de 16,2% no valor gasto e crescimento também do valor médio por transação de 9,5% em termos nominais. Em restaurantes, por sua vez, houve uma queda no número de transações foi de 1,1% entre os dois períodos, mas com alta de 11,8% no valor transacionado. O aumento expressivo no valor médio por transação contribui para esse resultado no faturamento (+17,6%).
Apesar desta alta anual, entre março e abril 2025, os supermercados registraram queda de 1,6%, no número de transações, acompanhada de um recuo similar no valor das vendas efetivadas nos estabelecimentos (-1,6%). O valor médio por transação, por sua vez, manteve-se praticamente estável no último período, contando com uma variação marginal de -0,05%. Nos restaurantes, o número de transações efetuadas no comparativo mensal se manteve estável no segmento de restaurantes, mas o valor transacionado no segmento apresentou uma retração de 1,1%, que pode ser atribuída à queda concomitante de 1,1% no valor médio por transação.
ÍNDICE DE CONSUMO EM SUPERMERCADOS (ICS) – Entre março e abril 2025, os supermercados registraram queda de 1,6%, no número de transações, acompanhada de um recuo similar no valor das vendas efetivadas nos estabelecimentos (-1,6%). O valor médio por transação, por sua vez, manteve-se praticamente estável no último período, contando com uma variação marginal de -0,05%.
Na comparação com o mesmo período de 2024, os resultados apurados em abril de 2025 indicaram um crescimento de 6,2% no número de transações, em paralelo ao aumento de 16,2% no valor transacionado. Esse resultado foi influenciado pelo importante aumento de 9,5%, no valor médio por transação no intervalo anual.
No balanço parcial de 2025, os supermercados registram um crescimento de 8,0% no número de transações, e de 17,3% no valor transacionado – ambos em comparação com o mesmo período de 2024. O valor médio por transação, por sua vez, apresentou uma elevação média de 8,6% entre os dois períodos.
Finalmente, considerando os resultados acumulados nos últimos 12 meses, os supermercados contaram com um volume de vendas 10,4% superior ao dos 12 meses precedentes. Já em termos de valor (ou seja, de faturamento), a expansão observada foi de 19,9%, contando para isso com o incremento de 8,6% no valor médio por transação.
De acordo com os dados do IBGE, os preços da alimentação no domicílio, medidos pelo IPCA, registraram alta de 0,8% em abril de 2025. Nos últimos 12 meses, por sua vez, a inflação acumulada neste subgrupo foi de 7,9%.
ÍNDICE DE CONSUMO EM RESTAURANTES (ICR) – Na comparação com mês imediatamente anterior, o número de transações efetivadas em abril de 2025 se manteve praticamente estável no segmento de restaurantes*. Por outro lado, o valor transacionado no segmento apresentou uma retração de 1,1%, que pode ser atribuída à queda concomitante de 1,1% no valor médio por transação.
Comparativamente, entre abril de 2024 e abril de 2025, houve uma queda de 4,9% no número de transações efetivadas, contrastando com a elevação de 11,8% no valor das vendas desses estabelecimentos. Esse resultado positivo pode ser atribuído, em larga medida, ao aumento de 17,6% no valor médio por transação entre os períodos.
No balanço parcial de 2025, o segmento apresentou um discreto crescimento de 0,4% no número de transações, acompanhado de uma elevação de 15,9% no valor transacionado. O valor médio por transação foi 15,4% maior.
No desempenho acumulado nos últimos 12 meses, por sua vez, os restaurantes ainda contabilizaram um avanço de 4,4% no número de transações, além de um aumento significativo de 17,7% no valor transacionado. Esse resultado pode ser explicado, em parte, pelo resultado do valor médio por transação, que cresceu 12,7% no comparativo.
Segundo o IPCA/IBGE, os itens de alimentação fora de domicílio (que incluem refeições fora de casa) apresentaram uma inflação de 0,8% em abril de 2025. Nos últimos 12 meses, os preços deste subgrupo subiram, em média, 7,6%.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!