EDUCAÇÃO

Botelho reafirma apoio ao ensino profissionalizante

Por Secom ALMT
Publicado em 26-10-2023 às 09:11hrs
Deputado participa da abertura do VIII WORKIF, evento da IFMT, que reúne seis mil estudantes inscritos

Empoderar o jovem é criar um futuro poderoso. Então, estamos trabalhando para criar um amanhã melhor para todos. A afirmação foi dada pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Eduardo Botelho, nesta quarta-feira (25), durante a abertura do VIII WorkIF – Inovação Tecnológica e Empreendedorismo para o Desenvolvimento de Mato Grosso, que reúne servidores e estudantes nos projetos geradores de conhecimento, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá.

A palestra de abertura trouxe o tema: O negócio por trás das startups, com João Braga, especialista em Tecnologia da Informação. Para Botelho, que estudou no IFMT, a iniciativa é fundamental para estimular os jovens a empreender.

“Tenho uma relação com IFMT, estudei na Escola Técnica. E, isso transformou minha vida. A inovação é importante, pois todo momento estamos inovando, criando novos equipamentos e produtos. E o estudante precisa estar preparado para o mercado de trabalho”, afirmou o presidente da ALMT.

 

Bruno Ribeiro, aluno do campus de Tangará da Serra, está animado com a primeira participação no WorkIF, onde vai apresentar experiências de sucesso. Um deles se refere ao Clube Literário e Filosófico, que tem como objetivo fazer com que os alunos intensifiquem o conhecimento sobre obras literárias. “O clube surgiu porque os alunos tinham dificuldade de entender obras literárias, como Dom Casmurro, por exemplo. Já o segundo trabalho, é o jornal oficial do nosso campus, que está a todo vapor”, informou Ribeiro.

Inovação e tecnologia – O diretor de Pesquisa e pós-graduação do IFMT, Irineu Canuto, disse que o evento é uma feira de ensino importante por reunir mais de seis mil inscritos. “Somos 19 campi e realizamos esse evento para divulgar a pesquisa, o ensino e a extensão da instituição. Teremos nos três dias de evento palestras; mesas redondas, apresentações de laboratórios dos campi e muito mais. É um universo riquíssimo de ciência e tecnologia”, destacou.

Outro participante é Rafael Lemes, aluno do IFMT, campus São Vicente, que apresentou o projeto de extensão para atuar nas boas práticas de ordenha. “Apresentamos análises físico-químicas importantes para a garantia da qualidade do leite, alimento tão consumido em nossos lares. Aqui, é uma oportunidade para a troca de experiências”, diz o estudante.

Temas abordados no WorkIF – O evento vai abordar de hoje até dia 27 de outubro temas como: Cooperação Internacional em Inovação; Uso de inteligência artificial para melhorar a segurança; Contribuições da experiência de internacionalização Brasil x Noruega na implantação do Parque Tecnológico de Mato Grosso; o Empreendedorismo na produção de alimentos: casos de sucesso, dentre outros.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais