POLITICA

Balsa Ecológica e avanços no tratamento de esgoto ajudam na preservação dos rios Cuiabá e Coxipó

Por SECOM MT
Publicado em 25-03-2023 às 00:00hrs
A gestão Emanuel Pinheiro tem desenvolvido ações fundamentais para conservação dos patrimônios naturais
Balsa Ecológica e avanços no tratamento de esgoto ajudam na preservação dos rios Cuiabá e Coxipó

Considerado os maiores patrimônios naturais da cidade, os rios Cuiabá e Coxipó têm recebido uma atenção especial da gestão Emanuel Pinheiro. O trabalho inicial de preservação, por meio de mutirões de limpeza nas margens, foi reforçado pelo Executivo Municipal e passou a contar também com a coleta fluvial de lixo e avanços contínuos no tratamento de esgoto.

No caso da coleta fluvial, a implantação do serviço representa uma média, por ano, de 120 toneladas de lixo a menos no leito do Rio Cuiabá. A atividade é realizada diariamente com a Balsa Ecológica e percorre um trecho de aproximadamente cinco quilômetros, situado entre a Ponte Nova e a comunidade São Gonçalo Beira Rio.

“Em 2019, colocamos a balsa em funcionamento, dando início a esse serviço inédito. Com esse equipamento, são recolhidas garrafas pets, sacolas e diversos outros materiais prejudiciais ao meio ambiente. É um trabalho que, dentro de suas possibilidades, tem contribuído para a conservação do rio que dá nome a nossa cidade”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

Já no campo do saneamento básico, os investimentos feitos estão permitindo que cerca de 13 toneladas diárias de esgoto in natura sejam despejadas nos rios Cuiabá e Coxipó. Desde 2017, já foram aplicados nesse quesito quase R$ 900 milhões, o que fez com que a cobertura do tratamento de esgoto chegasse à atual marca de 80% da cidade.

Os esforços para avanços no saneamento básico têm resultado em melhoria na qualidade de vida da população, preservação do meio ambiente, e ainda em reconhecimento nacional. Nesta semana, por exemplo, Cuiabá foi apontada pelo Instituto Trata Brasil como a capital brasileira com maior investimento, per capita, nesse segmento.

“Na semana que é celebrado o Dia Mundial da Água (22 de março), Cuiabá recebeu o reconhecimento nacional por ações que cuidam desse bem natural extremamente valioso para a vida. Ficamos felizes por dar nossa parcela de contribuição. Mas ainda não estamos satisfeitos, pois queremos fazer Cuiabá o maior exemplo a ser seguido”, pontua Pinheiro. 

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais