Os Sistemas de Gestão de Qualidade (SGQ) e Sistema de Gestão de Energia (SGE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresentaram avanço no monitoramento e execução de seus processos. Foi o que apontou auditoria externa referente à manutenção dos certificados NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 50001, concluída nesta quinta-feira (14).
A avaliação, que teve início na segunda-feira (11), foi realizada pelo auditor líder da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Claudio Ferreira Araújo, que chamou a atenção para as melhorias constatadas no SGQ.
“Há alguns anos ele estava muito embrionário. A equipe organizou o sistema, que hoje funciona bem melhor. A documentação está mais organizada e as pessoas têm mais conhecimento sobre as normas, o que facilita muito o entendimento sobre os questionamentos. Então temos muitas evidências de melhoria”, salientou.
O titular da Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan), Adjair Roque de Arruda, explicou que a auditoria acontece anualmente, assegurando o padrão de qualidade dos processos. “O que o auditor nos apontou foram apenas oportunidades de melhoria, o que indica que não há inconformidades.”
Na ocasião, a coordenadora de Planejamento Institucional da Seplan, Mônica Botelho, atribuiu o resultado positivo à conscientização dos servidores que trabalham diretamente com os processos e à instrumentalização das informações.
“Antes, nós adotávamos um procedimento sistêmico. Hoje, nós traduzimos isso para um manual que traz todos os requisitos da norma de uma forma prática e exequível na parte operacional. Então, qualquer pessoa que assuma a coordenadoria poderá dar continuidade às atividades sem risco nenhum ao processo certificado”, disse ela.
À frente do Sistema de Gestão de Energia (SGE), Carla Cristiny Esteves de Oliveira, reforçou o grau de responsabilidade de toda a equipe envolvida no processo, além do grau de controle das rotinas internas.
“Existe uma questão muito importante sobre a cultura organizacional. Hoje em dia nós temos um método para o acompanhamento e monitoramento dos processos. Além disso, a gente também analisa e consegue dar um feedback para o Tribunal. Então ficamos muito felizes com os resultados destacados aqui”, pontuou.
Certificações
O TCE-MT é certificado desde 2012, sendo referência entre as instituições públicas do Brasil. A ISO 9001, que trata do Sistema de Gestão de Qualidade, contempla sete produtos, sendo eles o Plenário Virtual, o Diário Oficial de Contas (DOC), o Gerenciamento de Prazos e Sistematização das Atividades (SGP), o Controle da qualidade das informações inseridas no Sistema Geo-Obras, o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE) e a Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo e o Radar de Controle Público.
Já a certificação ISO 50001 diz respeito à implementação e manutenção do Sistema de Gestão de Energia, que estabelece os processos necessários para a melhora contínua do desempenho e consumo energético no órgão.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!