
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início, a partir do dia 7 de outubro, às ações do Outubro Rosa 2025, com foco na prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
A programação inclui mutirões de exames, palestras educativas, rodas de conversa e atividades de bem-estar físico e emocional voltadas à população feminina.
As ações começam com a oferta de exames de Papanicolau (CCO) na UBS Ilza Terezinha Picolli, na terça-feira (7), a partir das 8h, com ampliação dos dias de coleta para atender melhor a demanda. Além disso, ao longo do mês, o Hospital São Benedito realizará mutirões de ultrassonografia de mama e transvaginal, totalizando mais de 500 exames, complementando a oferta regular de atendimentos semanais nos períodos matutino e noturno.
Nos dias 16 e 18 de outubro, as atividades se expandem para os CEMs do Centro e Coxipó e para o CETEM, com palestras sobre autocuidado, diagnóstico precoce e tratamento, rodas de conversa, massagens relaxantes, consultas ginecológicas e mutirões de planejamento familiar.
No dia 18, será promovida ainda uma grande mobilização com exames de CCO, solicitação de mamografias, práticas integrativas e o “Dia D” de vacinação para crianças e adolescentes.
Além dos exames, a programação inclui ações de proteção à mulher nas recém-criadas Salas Acolher + Saúde, localizadas em USFs estratégicas da cidade, oferecendo apoio a mulheres em situação de violência.
Capacitações voltadas aos profissionais da saúde também fazem parte do Outubro Rosa, como a palestra sobre cuidados oncológicos e saúde bucal, ministrada pela doutora Draklê Modesto, com transmissão online nesta sexta-feira (3) e atividade presencial no HPSMC em 15 de outubro.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!