A Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá realizará a 4ª Conferência Municipal de Cultura. A iniciativa visa impulsionar propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura e integrar a proposta final que irá para a Conferência Nacional de Cultura, prevista para acontecer em março do próximo ano. Na etapa municipal, também ocorrerá a escolha dos delegados que participarão da Conferência em nível estadual. O evento está aberto a todos os componentes do cenário cultural, sendo necessária a inscrição por meio eletrônico para validar a participação no dia 21 deste mês, nas dependências da Escola Estadual Liceu Cuiabano, das 8h às 17h.
"A Conferência Municipal delibera ações para o município e para o Estado. Serão seis grupos de trabalho, cada um discutirá um eixo ligado ao tema central que é a Democracia e o Direito à Cultura. E as deliberações serão levadas para as demais etapas Estadual e Nacional. Além disso, trata-se de um momento importante para evidenciarmos os apontamentos para a construção de políticas públicas. A realização das Conferências é a oportunidade da sociedade civil e governos mobilizarem e debaterem os assuntos e fortalecerem os protagonistas que atuam no segmento cultural", pontuou o secretário adjunto de Cultura de Cuiabá, Justino Astrevo.
Os seis grupos poderão apresentar até 10 propostas ao respectivo tópico trabalhado. No ato da inscrição, o participante opinará em qual eixo/tema participará, geralmente, cada um pende para o que mais se identifica ou atua.
"A Conferência é um espaço onde o diálogo prevalece entre os que fazem a cultura. É nela que se pode ouvir as diferentes vozes que almejam avanços que fortaleçam os diferentes segmentos da nossa rica cultura", pontuou o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.
Na apresentação do material, a ministra de Estado da Cultura, Margareth Menezes da Purificação, enfatizou que toda a experiência a ser vivenciada nesse processo de conferência (desde o município) deve ser ampla e participativa, valorizando a relação entre governos e sociedades. "Deve compreender e acolher a diversidade de expressões culturais de povos, tradições e profissões que fazem a riqueza do setor cultural e enfrentar as contradições da sociedade brasileira, ainda tão excludente. Assim, vamos chegar ao fim deste processo, em Brasília, com o melhor de nossas contribuições para cumprir os objetivos da 4ª CNC de fortalecer a democracia e buscar a garantia dos plenos direitos culturais em todo o território nacional. Representantes do Ministério da Cultura sediados em Cuiabá também devem participar da Conferência Municipal, uma vez que apoiam a realização em todos os municípios visando amplas discussões e contribuições que vão para a validação do documento final na Conferência Estadual de Cultura, que deve acontecer ainda este mês".
Os eixos a serem debatidos são:
EIXO 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
EIXO 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
EIXO 3: Identidade, Patrimônio e Memória
EIXO 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
EIXO 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
EIXO 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais
Para se inscrever, acesse o endereço abaixo.
https://forms.gle/h9gATxakjjFbVxm2A
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!