GERAL

3ª Conferência Cuiabana LGBTQIA+ discute implantação do Estatuto de Políticas Públicas para a comunidade

Por Sicom PMC
Publicado em 01-07-2023 às 10:09hrs
Nos dias 29 e 30 de junho, a 3ª Conferência Cuiabana LGBTQIA+ foi realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso

Nos dias 29 e 30 de junho, a 3ª Conferência Cuiabana LGBTQIA+ foi realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, abordando a implantação do Estatuto de Políticas Públicas voltado para a comunidade LGBTQIA+. Com a aprovação desse projeto, Cuiabá dá mais um passo adiante, tornando-se exemplo de democracia participativa. A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, representou o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro, e a primeira-dama, Marcia Pinheiro, durante os debates. Ela menciona que ambos ressaltaram a importância do encontro e reiterou que as discussões com a Prefeitura sempre tiveram como objetivo garantir a participação e os direitos de todos.

"A gestão municipal reitera o compromisso com a comunidade LGBTQIA+, e as discussões sobre o Estatuto já ocorreram junto ao Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual. Nós temos apoiado a comunidade, e a Assistência Social disponibiliza todos os recursos necessários para garantir os direitos de todos. A Prefeitura tem dialogado com o Conselho sobre o Centro de Referência e, no que depender de nós, teremos aliados para a aprovação desta pauta. O Estatuto é uma diretriz, e a população LGBT tem esse direito e o desejo de que todos os projetos provenientes deste evento sejam aprovados", comentou Hellen.

O presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá, Valdomiro Arruda, destaca que a reunião fortalece o movimento, e ele espera que o Estatuto seja aprovado ainda durante a gestão de Emanuel Pinheiro. "Não haverá Conferência Nacional nem Estadual, e é por isso que nós, do Conselho Municipal, consideramos relevante realizar a 3ª Conferência para garantir políticas públicas à comunidade LGBTQIA+, e ainda, que o Estatuto seja aprovado durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, para que as próximas administrações possam seguir o que será estabelecido neste documento. Estamos trabalhando em conjunto com os vereadores para aprovar este projeto que facilitará a vida da população LGBTQIA+", disse.

Clóvis Arantes, dirigente da ONG Livremente e vice-presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual da Capital, destaca a importância da Conferência. "Estamos convocando esta Conferência para discutir a questão do Estatuto de Políticas Públicas para a população LGBTQIA+. O projeto está na Câmara Municipal e recebeu um parecer desfavorável em uma das comissões da Casa. Hoje, queremos dialogar com o Executivo, o Legislativo Municipal e a sociedade civil para mostrar a importância da aprovação deste Estatuto. Somos a única população que não possui um Estatuto de Políticas Públicas, portanto, precisamos de um para organizar as políticas públicas direcionadas à nossa comunidade", comentou ele.

A secretária-adjunta de Direitos Humanos da Prefeitura de Cuiabá, Christiany Fonseca, destacou alguns programas implementados pela Prefeitura de Cuiabá, como o 'Incluiaba', que integrou todos os grupos sociais à gestão. "Dentro da estrutura da Prefeitura, incluímos todos os grupos sociais que, infelizmente, são vítimas de preconceito pela sociedade e acabam prejudicados na inserção no mercado de trabalho.

Infelizmente, nos últimos anos, tivemos poucas políticas públicas sociais; tivemos uma gestão do país que não atentou para esta população e não implementou nenhuma política social e humanitária. Que isso fique para trás. A comunidade LGBTQIA+ precisa de visibilidade, e o Estatuto garantirá isso", completou.

O evento foi organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, juntamente com o Conselho Municipal Atenção à Diversidade Sexual. Estiveram presentes os vereadores Sargento Vidal e Edna Sampaio, o presidente do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH), tenente-coronel PM Ricardo Bueno de Jesus, e a presidente da ONG Livremente, Jéssica Moreira.

Temas abordados

A Conferência foi dividida em três eixos temáticos:

Eixo 1: Direitos Sociais e acesso à cidadania. Sub-eixos: Assistência Social, Educação, Emprego, Trabalho e Renda, Cultura.

Eixo 2: Políticas Públicas de Prevenção e Combate à Violência Lgbtfóbica: Sistemas de Justiça e Segurança Pública. Sub-eixos: Sistemas de Justiça, Segurança Pública.

Eixo 3: Política Nacional de Participação Social, Gestão Pública e Pacto Federativo: Participação e Controle Social, Organização e Estruturação Político-Administrativa. Sub-eixos: Pacto Federativo, Organização e Estrutura Político-Administrativa, Participação Social e Controle Social.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais